«Liberté! Sauvons la liberté! La liberté sauvera le reste!» Victor Hugo.

10/12/2007

Os "problemas" do Capitalismo

No Brasil todo mundo é de esquerda. Pergunte a quem quiser, vai descobrir que todos acham que o Capitalismo é um sistema terrível, cheio de problemas sérios a serem corrigidos pelo governo. Acham que só não é pior que os outros sistemas que já foram inventados.

Capitalismo não é um sistema.

O Capitalismo, o “sistema” onde as pessoas são donas daquilo que produzem e o trocam por comum acordo, não é sistema nenhum. O Capitalismo é simplesmente o que acontece naturalmente quando as pessoas estão livres de ameaças contra seus direitos.

O mito do "sistema capitalista" - O Capitalista



Os grandes "problemas" do Capitalismo não são problemas quando os direitos individuais são realmente assegurados, quando realmente existe Capitalismo.

Invariavelmente o fantasma que a esquerda promete combater é um problema criado pela falta de liberdade, ou seja, pela violação dos direitos individuais. Nos dias de hoje, em que já não há país algum realmente Capitalista, o problema (quando realmente existe um problema) em geral é causado pela própria política de esquerda!

Quem tem medo de fantasma? - O Capitalista



Cada um dos "problemas", não só inexistiria no Capitalismo como é causado exatamente pela falta de liberdade individual.

Pobreza, abuso do poder econômico, concentração de renda, "exclusão social", monopólios. O Capitalismo não é o problema, é a solução.

O Capitalismo é justo, é consequência do único sistema político justo.

Ser capitalista não significa não ter pena dos desafortunados nem significa não ajudar quem precisa. Significa reconhecer que cada um tem direito absoluto sobre aquilo que produz e tem o direito de decidir livremente se quer usar tudo ou parte disto para ajudar os outros. Ou não.

Capitalismo e justiça - O Capitalista

Da próxima vez que ouvir um anti-capitalista falar dos "problemas" do Capitalismo, lembre se que seu interlocutor está apenas tentando te assustar - pra que você não perceba as correntes que ele vai colocar no seu pescoço.

Pedro Carleial, O Capitalista