«Liberté! Sauvons la liberté! La liberté sauvera le reste!» Victor Hugo.

23/08/2007

Socialismo Voluntário e Anarco-Capitalismo

# Proudhon, um socialista, sentava ao lado de Bastiat, um liberal, na Assembléia francesa. Ao responder a um artigo de Bastiat chamado "Capital et Rente" [NOTA: Capital e Interesse], Proudhon inciou o que se tornaria um debate público entre os dois que durou 14 cartas. Aqui voce encontra algumas cartas de Proudhon, aqui voce encontra o artigo de Bastiat.

# Molinari fazia parte da Ligue pour la Liberté des Échanges junto com Bastiat. Ele é o pai de todos os anarco-capitalistas com seu tratado "Da produção da segurança" de 1849 (tradução do libertyzine aqui), o qual defende a livre concorrência de agências de segurança privada no mercado. O mesmo Molinari escreveu uma carta aberta para socialistas perguntando porque esses não se juntavam aos defensores do livre comércio (link para a tradução do libertyznie aqui).

# Tandy era um socialista que defendeu agências privadas de segurança em seu livro "Voluntary Socialism" (pode conferir) de 1896. Ele era próximo a Tucker, que organizava o jornal Liberty; o qual reunia anarquistas socialistas e anti-capitalistas. Molinari escreveu uma carta elogiando o Liberty, o jornal escreveu um artigo sobre o livro de Molinari.

# Tucker era um anarquista anti-capitalista e pró-mercado. Era leitor de Proudhon e escreveu um artigo sobre as diferenças entre o socialismo de estado e o anarquismo, o socialismo libertário. (mais um tradução do LibertyZine aqui).

# Oppenheimer era um socialista que escreveu sobre a teoria da exploração de uma classe sobre outra. Ele chegou a conclusão de que tal exploração se dava por meios políticos.

# Hoppe é um anarco-capitalista que criticou a teoria da exploração de Marx, um socialista, porque esta não percebia que a exploração era praticada exclusivamente por meios políticos. Hoppe concorda com a análise austríaca da exploração, a qual concorda com o socialista Oppenheimer. (LibertyZine, de novo).

Outra teoria de como a guerra entre classes ocorre por meios políticos foi desenvolvida por Samuel E. Konkin (link aqui), e sua teoria foi retirada na análise de Rothbard, um anarco-capitalista.

#Kevin Carson é um mutualista moderno (o que significa que voltamos a Proudhon e Tucker) que desenvolveu um síntese das teorias de valor dos clássicos, incluindo o socialista Marx, e dos austríacos, incluindo o capitalista Mises. Algo como tal síntese pode ser encontrada em Tandy (não acredita? pode conferir).

Boa parte das fontes usadas por Carson foram retiradas de notas de rodapé de livros de Noam Chomsky, um socialista anarco-sindicalista. Ele também defende uma teoria da exploração que é a mesma de Oppenheimer, que é a mesma de Rothbard, que é a mesma de Hoppe.

Então, por que diabos todo esse medo em olhar para o outro lado da cerca?

» Via Social Tactics.

arquivo